Patativa Chorão

Patativa Chorão: Origem Lagoas dos Gatos - Pernambuco
Nome Popular: Patativa Chorão
Nome Científico:[Sporophila leucoptera]



Descrição: Também conhecido como Cigarra bico vermelho, Patativa chorona, Boiadeiro (Minas Gerais) e Bico vermelho (Espírito Santo). O macho apresenta coloração cinza uniforme na cabeça, dorso, retrizes e cauda, penas das rêmiges anegradas, garganta, peito e ventre brancos ou ligeiramente acinzentados, uropígeo branco, na asa fechada, a mancha branca lateral é transformada em uma faixa dessa cor ao levantar vôo. A fêmea e os jovens são pardos com as partes inferiores mais claras e tom levemente alaranjado, bico grande e cúlmen curvo. Embaixo da garganta há uma pequena área esbranquiçada. Possui tamanho médio de 12cm. Possui cauda longa, bico grosso, forte, amarelo, róseo ou avermelhado, íris negra e tarsos anegrados. Seu canto é triste e assoviado, é encontrado solitário, em casais ou grupos familiares e raramente se associa a outras espécies. Faz ninho em forma de taça, põe de 2 a 3 ovos que eclodem após 13 dias de incubação. Alimenta-se de sementes.
Habita mata baixa entremeada de campo e brejo, áreas mais abertas, áreas com gramíneas e arbustos dispersos e frequentemente perto da água, áreas pantanosas e margens de rios e lagos. Ocorre em todo o Brasil, da foz do rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrada também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai.
O Patativa Chorão é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como bico-vermelho (Espírito Santo), boiadeiro (Minas Gerais), cigarra-bico-vermelho, cigarra-rainha, patativa-chorona e chorona(São Paulo).
Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. O termo leucoptera significa “asa-branca” onde, leucos é branco e, pteros é asa.
Características
Mede cerca de 12,5 cm de comprimento. O macho é cinza nas partes superiores e branco nas inferiores e a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores; os jovens são pardos.
A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente, repetido sem pressa.
Distribuição Geográfica

Presente nas ilhas da foz do Rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí e Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrada também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai .



Macho adulto




Fêmea




Patativa Chorão macho borrado ( Jovem )

 


Mapa onde se encontra o pássaro no Brasil: